Compartilhe este texto

Chikungunya exige atenção em épocas de chuva

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

23/01/2020 6h06 — em
Amazonas



Assim como a dengue, o vírus chikungunya é transmitido pelo Aedes aegypti. Por causa das condições ideais, o mosquito se prolifera principalmente durante os períodos de chuva. Entretanto, como os ovos do inseto são resistentes, o combate aos criadouros deve ser permanente, independentemente da época do ano.

Não existe vacina contra a doença. Por isso, a prevenção tem relação direta com as medidas necessárias para não deixar água parada e, assim, eliminar os locais ideais para a proliferação do mosquito.

Sintomas

Após a picada do mosquito Aedes aegypti, é possível identificar os sintomas em até 12 dias. Além da febre, o paciente apresenta dores nas juntas e na cabeça, assim como náuseas e manchas pelo corpo. Os olhos também podem ficar avermelhados. 

Diagnóstico

Exames laboratoriais são realizados para a confirmação da doença. Entretanto, o médico é responsável por fazer um diagnóstico clínico, dando início assim ao tratamento necessário. Por isso, é muito importante procurar o auxílio de um profissional.

Tratamento

Durante o tratamento, é necessário repouso, além do consumo de água para manter o corpo hidratado. Já os medicamentos indicados pelo médico dependem dos sintomas do paciente. Na lista, analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Chikungunya, chuvas no Amazonas, dengue, doenças chuvas Amazonas, Amazonas

+ Amazonas